quinta-feira, 1 de março de 2012

Tudo sobre o Salmão

SALMÃO

          Com a sua carne brilhante alaranjada, o salmão (em japonês Sake) é provavelmente o peixe mais facilmente reconhecível nos restaurantes. No entanto, raramente é comido cru no Japão, sendo geralmente consumido grelhado ou salgado (Barber e Takemura, 2008). Já na Europa é um dos peixes mais utilizados na preparação de sushi. Existem dois tipos de salmão, o do Atlântico (que também ocorre em Portugal) e o do Pacífico, atualmente produz-se salmão em aquacultura.

          O salmão é um grande peixe da família Salmonidae, que também inclui as trutas. Peculiar aos mares e rios europeus, é muito procurado pela sua apreciadíssima carne rosada, muito saborosa, e criado em aquacultura, especialmente a espécie Salmo salar.
O salmão do Oceano Atlântico volta do mar à água doce para se reproduzir, quase sempre ao mesmo rio em que nasceu. À medida que se aproxima a época da procriação, a cabeça do macho muda de forma, alongando e curvando a mandíbula inferior em forma de gancho e a carne ganha uma coloração esbranquiçada. Enquanto o salmão do Oceano Pacífico morre após a reprodução, o do Atlântico se reproduz mais de uma vez.
A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, o salmão natural toma uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo.
Permanece na água doce nos dois ou três primeiros anos de vida antes de ir para o mar. Suporta temperaturas baixas em água doce ou salgada. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, tubarões, baleias e seres humanos.


Conheça o processamento do Salmão até chegar a sua mesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário