segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Glossário do Sushi


Você vai comer um sushi, e o garçom faz algumas perguntas que o fazem sentir que precisa aprender a falar japonês!?!
Nada disso. Assim como quem vai a uma churrascaria, e entende quando o garçom oferece Cupim, Matambre, Galeto, ou a uma pizzaria e escolhe entre 4 queijos, portuguesa, calabresa,  etc, logo você também estará se sentindo a vontade ao escolher suas peças favoritas de Sushi.
Postarei hoje uma espécie de Glossário, para que quem ainda não esta familiarizado com a cozinha japonesa, possa pedir um sushi sem se sentir um analfabeto.
Mais adiante comentarei sobre cada item, com fotos e até mesmo suas receitas.

Sushi: Pode-se dizer que Sushi é um bolinho de arroz coberto ou recheado de peixes, ou frutos do mar, crus. Mas a diversos tipos de Sushis, que mudam de nome de acordo com a forma de preparo e ingredientes.


Shari: Arroz para o preparo do Sushi.


Hossomaki:  Arroz enrolado com alga nori, e pode ser recheado com atum, salmão, pepino, kani.


Uramaki:  Semelhante ao Hossomaki, porém invertido. Enrolado com arroz por fora.


Futomaki: Também semelhante ao Hossomaki, só que em cilindros maiores, com uma combinação variada de recheios, com peixes, folhas e raízes.


Nigiri: Bolinho de arroz, coberto por uma lamina de salmão, atum ou peixe branco.


Temaki: Em formato de cone, arroz enrolado em alga nori, com diversos recheios, entre eles cubos de salmão, atum, ebi, e outros.


Ebi: Camarão


Sashimi: Pessoalmente, o meu preferido. Laminas (fatias) de salmão ou atum.


Maguro:  Atum.  E o termo mais usado é Atum mesmo. Dificilmente alguém lhe perguntará se prefere o Sashimi de Salmão ou ‘Maguro’.


Kani: Sua tradução seria caranguejo. Mas na verdade, seu principal componente é o surimi, uma massa feita com carne de pescado, onde são usados peixes de carne branca, e acrescentado extrato de caranguejo.


Wasabi: tempero em pasta, verde, e extremamente forte.


Shoyu: Esse é bem conhecido. Molho de soja.


Saque: Bebida fabricada pela fermentação do arroz, tomada geralmente quente. No Brasil, recebeu uma adaptação chamada ‘Saquerinha’ (alusão a caipirinha), e é servida com frutas, e gelada.


Hashi: Varetas utilizadas como talheres. Mais conhecidos como ‘pauzinhos’, e requerem uma certa ‘habilidade’ para manuseá-los. Mas nada que não se aprenda em algumas tentativas.


Existem ainda diversas outras palavras que logo farão parte de seu vocabulário, mas com essas, você já vai saber se comunicar sem precisar ver as fotos no cardápio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário